🎸08 - V Sinfonia, em Dó menor [2ªEtapa]🎵


   Na obra de Beethoven, como exemplo a V Sinfonia, primeiro movimento, escrita entre 1804 e 1808, pode-se perceber elementos advindos da formação do mundo ocidental contemporâneo. É uma das obras eruditas mais conhecidas e representativas da música ocidental, com reapropriações populares em outros momentos históricos. Nessas reapropriações estão postas as questões relativas à figura do artista como agente de mudanças sociais e as suas produções culturais como significantes dessas mudanças.
    Na V sinfonia, a quantidade de energia que as ondas sonoras transportam é interpretada pelo ouvido humano como intensidade sonora, que exploram a variação de intensidade do som ou dinâmica como elemento expressivo. Logo, é possível analisar importantes aspectos das ondas mecânicas estudados na Acústica, como: o timbre, a intensidade sonora, a harmonia, a reverberação, o eco, entre outros.
   Já em relação à sua estrutura musical, a forma sonata aparece em sua forma clássica, com a apresentação de dois temas contrastantes, seus desenvolvimentos e sua recapitulação.