🎸07 - Geração Coca-Cola [3ªEtapa]🎵

    A música Geração Coca-Cola, de Renato Russo, remetem-nos a reflexões sobre a participação política em questões como educação, saúde, segurança, emprego, equidade e justiça social. Nesse sentido, cabe o estudo do texto da Constituição Federal – Título II, capítulo IV, artigos 14 a 16; capítulo V, artigo 17 e Título IV, capítulo I, seções I a V, artigos 44 a 56, que tratam sobre essas reflexões. Também, infere-se no texto da canção a ironia, o criticismo e os valores éticos, na qual exorta o ouvinte a refletir sobre os problemas sociais, éticos e políticos do país.
  Já o seu gênero musical está relacionado a diferentes contextos socioculturais. O compositor se inspirou e criou uma letra de música que fala de valores culturais impostos à sociedade brasileira. Isso refletiu na análise da produção musical como uma produção de um tipo de texto repleto de significados e uma estrutura musical e/ou linguística que dialoga com estruturas ideológicas do seu tempo ou de outros tempos.
    Na letra da música há aspectos que refletem diretamente em conflitos pelo poder, no Brasil e no mundo. Então, é possível experienciar diferentes políticas na formação do Estado-nação e das classes burguesa e proletária na consolidação do modo de produção capitalista. Na Constituição Federal – Título II, capítulo IV, artigos 14 a 16; capítulo V, artigo 17 e Título IV, capítulo I, seções I a V, artigos 44 a 56 –, são apresentadas formas de organização vinculadas às dimensões de grandeza política como, por exemplo, a noção de coeficiente eleitoral. Para validar essa noção, a estatística e a probabilidade são utilizadas e, comumente, princípios de contagem (aditivo e multiplicativo) e agrupamentos (permutação, arranjo e combinação). Ainda assim, tais dados não implicam uma noção de verdade, sendo esperada a criticidade de cidadãs/ãos conscientes e participativos/as. Este é um exemplos de leitura da música que permitem a discussão crítica sobre as relações de poder.
   Vale lembrar novas modalidades de linguagem surgidas em relação ao desenvolvimento industrial, ao aumento da população mundial e, consequentemente, do consumo. A arte publicitária e suas características e ideologias podem ser estudadas por meio da interpretação da música Geração Coca-Cola, do grupo Legião Urbana.


Banda: Legião Urbana foi uma banda brasileira de rock de Brasília. Ativa entre 1982 e 1996, a banda foi desfeita após a morte do seu vocalista e líder Renato Russo [11 de outubro de 1996].

Gênero: Rock.

Composição: Renato Russo [vocalista da banda].

Instrumentação: Violão/Guitarra [Dado Villa-Lobos], baixo [Renato Rocha], bateria [Marcelo Bonfá], vocal [Renato Russo].

História: (em andamento)

Análise da forma

(intro)
Quando nascemos fomos programados
A receber o que vocês
Nos empurraram com os enlatados           A
Dos U.S.A., de nove às seis

Desde pequenos nós comemos lixo
Comercial e industrial
Mas agora chegou nossa vez                               A'
Vamos cuspir de volta o lixo em cima de vocês

Somos os filhos da revolução 
Somos burgueses sem religião     B          
Somos o futuro da nação                     
Geração Coca-Cola                C'

Depois de 20 anos na escola
Não é difícil aprender
Todas as manhas do seu jogo sujo     A
Não é assim que tem que ser

Vamos fazer nosso dever de casa
E aí então vocês vão ver
Suas crianças derrubando reis                         A'
Fazer comédia no cinema com as suas leis

Somos os filhos da revolução
Somos burgueses sem religião      B
Somos o futuro da nação
Geração Coca-Cola
Geração Coca-Cola
Geração Coca-Cola                  C
Geração Coca-Cola
(Ponte)
Depois de 20 anos na escola
Não é difícil aprender
Todas as manhas do seu jogo sujo      A
Não é assim que tem que ser

Vamos fazer nosso dever de casa
E aí então vocês vão ver
Suas crianças derrubando reis                        A'
Fazer comédia no cinema com as suas leis

Somos os filhos da revolução
Somos burgueses sem religião             B
Somos o futuro da nação
Geração Coca-cola
Geração Coca-cola
Geração Coca-cola                     C

Geração Coca-cola

Forma: intro, A, A', B, C', A, A', B, C, ponte, A, A', B, C.
Intro: Introdução.
A: Estrofe.
A': Estrofe com variação.
B: Pré-refrão.
C': Refrão com variação.
C: Refrão.
Ponte: trecho musical que liga o refrão à estrofe nesta música [pode ligar, em outras músicas, estrofe à estrofe ou estrofe ao refrão].